Ganesha simboliza a sabedoria, inteligência, amor, fertilidade e prosperidade. É o primeiro a ser invocado nas cerimônias para garantir o sucesso em qualquer empreendimento. Ele destrói todos os obstáculos materiais e espirituais. Os indianos dedicam à Ganesha o dia 9 de setembro para homenageá-lo (é feriado na Índia e as festividades duram uma semana)... veja "A História de Ganesha" postado no Blog em julho/2009

“O Yoga acredita em transformar o individual antes do universal.
Qualquer mudança que nós quisermos que aconteça fora de nós, deve primeiramente acontecer dentro de nós.
Se você caminha em paz e expressa esta paz em sua vida cotidiana, outros verão você e certamente aprenderão algo.”




terça-feira, 8 de setembro de 2009

Guia Postural

Adho mukha svanasana
ADHO = PARA BAIXO
MUKHA = ROSTO
SVANASANA = CACHORRO

(cachorro com o rosto voltado para baixo)

Benefícios: Fortalece a região do pulso, alonga as mãos, os ombros, musculos das costas e a parte de trás das pernas e tornozelos. Fortalece a musculatura do corpo e desacelera a mente. Diminui dores de cabeça e hipertensão. A cabeça voltada para baixo irriga o coração, melhora a resistência física, aumenta a energia do corpo, e do cérebro e fortalece a memória.

Como fazer: Em quatro apoios, separe os pés e os joelhos na largura do quadril. Pressione as palmas para baixo, contra o chão e levante os joelhos. Caminhe para trás. Deixe as pernas bem alongadas, os pés alinhados com as mãos e tente manter os calcanhares em contato com o solo. Os braços ficam firmes, e os glúteos projetados em direção ao teto. Alongue a coluna e leve o osso do centro do peito para frente, na direção das mãos, e para baixo, expandindo todo o tórax. Não deixe os cotovelos virarem para cima.

Duração: iniciantes devem permanecer no máximo 30 segundos no asana e aumentar gradativamente até atingir um minuto.

Precauções:
Hipertensos ou portadores de dor de cabeça crônica só devem fazer com a cabeça apoiada.

Nenhum comentário:

AOS MESTRES

AOS MESTRES