Ganesha simboliza a sabedoria, inteligência, amor, fertilidade e prosperidade. É o primeiro a ser invocado nas cerimônias para garantir o sucesso em qualquer empreendimento. Ele destrói todos os obstáculos materiais e espirituais. Os indianos dedicam à Ganesha o dia 9 de setembro para homenageá-lo (é feriado na Índia e as festividades duram uma semana)... veja "A História de Ganesha" postado no Blog em julho/2009

“O Yoga acredita em transformar o individual antes do universal.
Qualquer mudança que nós quisermos que aconteça fora de nós, deve primeiramente acontecer dentro de nós.
Se você caminha em paz e expressa esta paz em sua vida cotidiana, outros verão você e certamente aprenderão algo.”




quarta-feira, 26 de maio de 2010

FLOR DE LÓTUS – JÓIA RARA


Pureza, expansão espiritual, iluminação. Estes são os principais significados da flor de lótus, que nasce no lodo e consegue, graças a um mecanismo biológico especial, crescer, subir à superfície e permanecer limpa e bela.
Para muitos, o lótus é uma analogia ao caminho que o homem tem que enfrentar para purificar-se: vencer dificuldades e desafios para alcançar a pureza espiritual. Venerada por vários povos orientais, é um dos mais importantes símbolos do budismo e do hinduísmo.
A planta, que também é conhecida como lótus-egípcio, lótus-sagrado e lótus-da-índia, é da família das ninfáceas (mesma família da vitória-régia), nativa do sudeste da Ásia (Japão, Filipinas e Índia).
No Egito antigo, existiam as espécies, branca, azul e rosa. Para esta civilização, a planta também tinha um significado especial, pois ao nascer, ela se volta para o sol, como se estivesse homenageando-o e, ao anoitecer, se fecha e submerge na água. Para os egípcios, é um símbolo de renascimento.
Na Índia, a imagem da flor está relacionada à criação do universo. Reparem nas gravuras indianas, os deuses costumam aparecer sentados ou em pé sobre a flor, como é o caso de algumas representações de Ganesha, Lakshmi e Shiva.





Conta-se que quando Brahma, o criador, brota do ventre de Vishnu, e cria (ou recria) o mundo em um instante, ele está sobre uma flor de lótus, que é sua matriz ou berço. A explicação é que a flor seria a própria imagem da existência, o primeiro símbolo. A pureza da criação.


PADMASANA E O LÓTUS

Padma em sânscrito é lótus, representa a pureza e o pleno desenvolvimento da consciência. Padmasana, a postura do Lótus, é considerado um eficiente âsana para a meditação. Segundo Yesudian: “Tanto como o lótus, em sua pureza de neve, imaculado, intocado, flutua sobre as águas do pântano, da mesma forma, sem ser atingido pelos desejos carnais, o espírito puro do Yoguin plana além das tentações dos instintos físicos inferiores. Esta postura é comparável ao equilíbrio total e ao isolamento da Flor de Lótus.
Padma é também um dos nomes de Lakshmi que é a Shakti de Vishnu.


O MANTRA:
OM MANI PADME HUM
OM – A JÓIA NO LÓTUS – HUM

Tradução: “A jóia da consciência está no coração do lótus”
Avaloketeshwara é considerado um ser espiritual que alcançou um nível espiritual muito elevado. Quando estava neste estágio de espiritualidade, prestes a deixar a humanidade e entrar em outro nível do ser, ele ouviu um forte gemido atrás de si. Virando-se, viu o inconsciente coletivo da humanidade começando a lamentar a perda de sua presença. Tomado de compaixão, ele decidiu adiar esta etapa final da iluminação. Essa decisão tornou-se o juramento Bodhisattva, o juramento de servir a todas as formas de vida. A disciplina espiritual que faz uso deste célebre mantra é empregada para promover a idéia de desenvolvimento espiritual associado ao ato de servir á vida.
Este é considerado o Mantra para promover a compaixão amorosa em nosso ser.

Andreza Plais

Nenhum comentário:

AOS MESTRES

AOS MESTRES