Ganesha simboliza a sabedoria, inteligência, amor, fertilidade e prosperidade. É o primeiro a ser invocado nas cerimônias para garantir o sucesso em qualquer empreendimento. Ele destrói todos os obstáculos materiais e espirituais. Os indianos dedicam à Ganesha o dia 9 de setembro para homenageá-lo (é feriado na Índia e as festividades duram uma semana)... veja "A História de Ganesha" postado no Blog em julho/2009

“O Yoga acredita em transformar o individual antes do universal.
Qualquer mudança que nós quisermos que aconteça fora de nós, deve primeiramente acontecer dentro de nós.
Se você caminha em paz e expressa esta paz em sua vida cotidiana, outros verão você e certamente aprenderão algo.”




quarta-feira, 21 de outubro de 2009

SANKALPA

Buscar uma vida melhor em toda sua plenitude requer consciência e equilíbrio. O Yoga proporciona precioso auxilio nesta busca.
Âsanas, pranayamas, Shatkarma, mudrás, mantras, yoganidra e Sankalpa são apenas algumas técnicas do Yoga que proporcionam uma vida com mais qualidade e consciência.
Patanjali (codificador do Yoga Clássico) no capítulo II, 33 do Yoga Sutra, convida o praticante para uma reflexão e uma escolha consciente dos seus pensamentos, atitudes e ações. Em outras palavras, para viver uma vida plena e melhor, basta viver o momento presente cuidando para que nossas ações gerem samskaras positivos.
Os Samskaras são as impressões deixadas no subconsciente da mente baseadas em memórias ou desejos advindos de ações passadas. Os samskaras ficam armazenados no subconsciente aguardando a condição apropriada para se manifestarem. Para Patañjali, portanto, os samskaras são as sementes dos pensamentos e emoções que, uma vez “maduros”, irão produzir novos pensamentos, desejos e vontades, mantendo em funcionamento a roda do samsara, aprisionando e condicionando o ser humano.
Os Samskaras podem ser positivos ou negativos. Para substituirmos os samskaras negativos devemos desenvolver qualidades opostas à indesejável. Isto é, se queremos eliminar sentimentos de medo e tristeza, devemos cultivar samskaras que gerem coragem e alegria.
Uma ótima ferramenta para formarmos samskaras positivos e substituirmos os negativos é o SANKALPA.
Sankalpa significa resolução interior, propósito, objetivo. É aquilo que se pretende fazer ou conseguir, é uma intenção dirigida para aquilo que queremos.
O Sankalpa potencializa aspectos positivos da personalidade em nível subconsciente. Fortalece a estrutura da mente facilitando a realização de nossos objetivos porque ativa as qualidades positivas que existem dentro de nós e que estão bloqueadas no subconsciente.
Para utilizar a técnica de Sankalpa, é preciso fazer uma auto-análise para identificar a principal carência do nosso ser e evocar aquilo que queremos verdadeiramente melhorar.
A Frase escolhida para a prática do sankalpa deve ser curta, concisa, clara e carregada de significação. Devem ser poucas palavras e sempre as mesmas para fixá-las no pensamento. A frase deve ser positiva e conjugada sempre no presente porque a mente subconsciente só entende o presente. O Sankalpa nunca deve ser verbalizado. A prática de cada sankalpa tem duração de dez a quinze sessões sucessivas de meditação ou de yoganidra.
Sankalpa está relacionado com a força de vontade e a estabilidade emocional por isso a realização de âsanas que envolve a região do plexo solar (abdominal) favorece a sustentação para a firmeza do sankalpa.
Alguns exemplos de sankalpa:
“confio em mim”; “harmonia fí­sica e mental”; “sou feliz e saudável”; “Minha mente é concentrada”; “meu corpo é flexível”...
Seja qual for o sankalpa escolhido para o momento, repita-o com vontade, fé, sentimento pleno e consciência. A disciplina e a entrega verdadeira na execução desta técnica farão com que os resultados apareçam tão logo a prática seja iniciada.

BOAS PRÁTICAS!
Andreza Plais

AOS MESTRES

AOS MESTRES