Ganesha simboliza a sabedoria, inteligência, amor, fertilidade e prosperidade. É o primeiro a ser invocado nas cerimônias para garantir o sucesso em qualquer empreendimento. Ele destrói todos os obstáculos materiais e espirituais. Os indianos dedicam à Ganesha o dia 9 de setembro para homenageá-lo (é feriado na Índia e as festividades duram uma semana)... veja "A História de Ganesha" postado no Blog em julho/2009

“O Yoga acredita em transformar o individual antes do universal.
Qualquer mudança que nós quisermos que aconteça fora de nós, deve primeiramente acontecer dentro de nós.
Se você caminha em paz e expressa esta paz em sua vida cotidiana, outros verão você e certamente aprenderão algo.”




sexta-feira, 30 de outubro de 2009

SHATKARMAS

AÇÕES DE PURIFICAÇÕES

SHATKARMAS são terapias tradicionais de limpeza usadas na índia. Elas asseguram a limpeza necessária ao bem estar, ao equilíbrio e à saúde.
O Povo Hindu se preocupa bastante com a higiene do corpo físico, especialmente os Yoginas
Um dos elementos mais usados nas limpezas é a água. Uma recomendação de exercício diário de limpeza é: Tome bastante água.
Existem muitos procedimentos de purificação no yoga e eles são agrupados em seis conjuntos. SHAT significa seis, KARMA significa ação. Os seis grupos são: Kapálabháti, trátaka, lauliki, neti (jala neti, dugdha neti, ghrita neti e sutra neti) dhauti e basti. Cada técnica trabalha sobre uma área definida do corpo, não apenas purificando-o por fora, mas principalmente por dentro.
O JALA NETI é uma purificação simples e pode ser realizada sem um acompanhamento especial. Para todas as outras técnicas é necessário um estágio avançado de prática e um acompanhamento especial de um Instrutor qualificado.
Para o trabalho com a energia vital, como acontece na prática de yoga, é necessário promover a desobstrução dos caminhos pelos quais esta energia percorre. E este é um dos objetivos do Shatkarma.
Existem dois importantes canais de energia no nosso corpo, situados em nossas narinas. São denominados NADI IDA (narina esquerda) e NADI PINGALA (narina direita). A energia vital entra pelas narinas através destes nadis e percorre todo o corpo através do canal central denominado SUSHUMNÁ situado ao longo da coluna.
Quando estes canais de energia estão purificados e equilibrados, o Prana (energia vital) é melhor distribuído e as vias respiratórias funcionam em total plenitude e harmonia.
O Neti é a atividade de purificação das mucosas nasais. Compreende o sútra neti, que se faz usando um cordão, o jala neti, que se faz com água, o dugdha neti, com leite e o ghrita neti, na qual usa-se ghee, manteiga clarificada.
É ótimo contra males dos seios frontais e nasais, como sinusite, enxaquecas, rinites, corizas ou resfriados e ainda favorece a saúde das regiões cerebral, cervical e escapular. Limpa as narinas, elimina o excesso de mucosidade acumulada nos seios nasais e frontais, estimula o ájña chakra e desenvolve a clarividência.
È Excelente para refrescar o cérebro, aliviar ansiedade, raiva, depressão e remover sonolência.
O JALA NETI é muito importante para os praticantes de yoga que desejam refinar sua respiração. A respiração correta garante uma prática de Yoga mais concentrada, boa saúde e longevidade. Mas vale lembrar que para alcançar o objetivo desejado é preciso disciplina e prática constante.
Para fazer o neti necessita-se de um pequeno bule de cerâmica próprio, chamado LOTA
A água utilizada deve ser mineral, morna e salgada na proporção de uma colher de sobremesa de sal (de preferência sal marinho) para um litro de água. Se a água estiver pouco ou demasiado salgada, poderá sentir uma leve dor na altura dos seios frontais e ardência na mucosa nasal. O Soro fisiológico morno também poderá ser utilizado. Caso queira tonificar os vasos sangüíneos desta área, utilize água fria. Isto melhora a circulação e evita hemorragias nasais.

Descrição da técnica :

Fique em pé, com o tronco ligeiramente inclinado para frente e incline a cabeça para o lado direito. Coloque o bico do lota na narina esquerda e incline-o, permitindo que a água entre por essa fossa e saia pela outra. A passagem da água deve ser natural e sem esforço. Isto vai depender da inclinação da cabeça. Mantenha a boca entreaberta e respire por ela. Havendo esvaziado o recipiente, deixe o tronco na mesma posição e o rosto agora voltado para baixo até que saia o excesso de água e enxugue as narinas. Em seguida, observando as mesmas instruções, faça fluir a água da fossa nasal esquerda para a direita. Após terminada as duas narinas, execute kapálabháti (expirações fortes e rápidas como se estivesse assoando o nariz) a fim de extrair o restante da água e secar as narinas por completo.

AOS MESTRES

AOS MESTRES